quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A teoria dos imprevistos – resposta a questão 2 de discusão.

Baseado na teoria acadêmica, de significados, contingente é tudo aquilo que pode ou não suceder, incerto, indeterminado. Contingência é a qualidade do que é contingente.

Todas as teorias e neologismos coincidem quando Idalberto Chiavenato, em seu livro Introdução à Teoria Geral da Administração, descreve que a teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, tudo é relativo, tudo depende e é a partir daí que podemos sintetizar o entendimento lógico sobre a teoria da contingência.

Essa teoria também afirma que não há um único plano de gestão das contingências que seja pronto, perfeito, infalível e que seja aplicável a qualquer tipo de organização. Cada uma constitui a sua da forma e maneira que melhor se adapta a sua dinâmica e propósitos e que atenda as demandas do seu ambiente. E ainda destaca que existem dois tipos de organização que se formam e se adaptam conforme o tipo de pressão ambiental são elas:

  1. As Mecanicistas, com estruturas mais burocráticas, divisão do trabalho, com hierarquia rígida e decisões altamente centralizadas, amplitude mais estreitas de controle e compatibilidade de atuação em ambientes estáveis. E;
  2. As Orgânicas, que tem estruturas mais flexíveis, pouca divisão de trabalho, decisões descentralizadas, maior confiança na comunicação e atuação em ambientes dinâmicos.

Para entendermos melhor esses dois tipos de organização, pensamos nos jogos de tabuleiro. As mecanicistas são como o xadrez, com cargos bem delineados, sistema bem definido com regras onde o jogador (peôes_estruturaleia-se gestor) precisa pensar muito nos passos a seguir para não sofrer o xeque-mate. Um jogo pouco empolgante já que as pressões externas são quase nulas. Já as orgânicas são como o jogo de damas, parece meio confuso, sem muita regra nem lideres, as peças avançam ou retrocedem à medida que o jogo vai ficando mais acirrado e exigem um pensamento rápido e atitudes agressivas, quase não dá tempo para respirar de tão frenético. Cada um tem seu público diferenciado, o que não quer dizer que um seja melhor ou pior que o outro.

A lição que podemos tirar da teoria da contingência estrutural é que a correlação entre a organização e ambiente é imprescindível para que haja desenvolvimento de ambos, e que diferente de tentar prever o futuro é estar preparado para ele, e os gestores como tomadores de decisão são partes fundamentais no alcance dos objetivos.

Os teóricos explicam o que há de novo nas idéias e ações administrativas, pois não podemos nos conformar com o óbvio, com o produto pronto, se podemos a todo o momento inovar, criar estratégias e metodologias que seguem o rumo dos resultados satisfatórios e positivos para a organização como um todo.

Outro dia na aula de Humanidades II assistimos a quatro vídeos com entrevistas do consultor de empresas Waldez Ludwig. Numa delas concedida ao Jô Soares em seu programa, Ludwig, entre outras coisas, fala de como a mulher tem uma visão mais ampla das coisas e consegue realizar diversas tarefas ao mesmo tempo sem perder o foco, porque ela consegue enxergar o CONJUNTO e que as empresas já estão percebendo isto e cada vez mais está dando oportunidades às mulheres em cargos de chefia. E é essa a mensagem que a estrutura contingencial tenta disseminar, de que é preciso estar atento a tudo a sua volta e estruturar a mente para encontrar soluções de uma mesma problemática tendo a vista de diferentes ângulos.

Referências:

Chiavenato,Introdução à Teoria Geral da Administração.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X2002000100004&script=sci_arttext&tlng=in 

Dica: Sigam o link em Waldez Ludwig para assistir a entrevista.

2 comentários:

Héber Sales disse...

Gostei muito, especialmente pelas relações que fizeram com os jogos e com a disciplina de Humanidades II.

Anônimo disse...

muito bacana a comparação feita com os dois tipos de organização, apresentei este texto e a imagem ao meu professor de gestão e o mesmo elogio muito...parabens