quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mecanicista x Orgânica

 

Vamos voltar mais um pouco e lembrar das características que evidenciam cada tipo de organização.

Mecânica

  1. Especialização do trabalho
  2. Papéis determinados com tarefas específicas
  3. Hierarquia reforçada
  4. Centralização
  5. Padronização de tarefas
  6. Símbolos de status e poder
  7. Controles burocráticos

Orgânica

  1. Coordenação e equipes multifuncionais
  2. Mecanismos de integração complexos
  3. Papéis complexos e fluidos
  4. Descentralização e autonomia
  5. Organização baseada em competência entre pares
  6. Controles “frouxos”

A priori, só imaginamos essas regras explicitas em grandes empresas e numa vida bem séria e rígida, porém notamos que até em desenhos animados podemos retirar muitas lições administrativas que nos remetem determinações e ações efetivas e reais.

É o caso do filme VIDA DE INSETO, produzido pela Pixar Animation Studios / Walt Disney Productions, que nos referenciam todas as informações necessárias para descrever tais características citadas acima.

O filme mostra a árdua e organizada vida dos insetos e seus conflitos. Desenrola-se como pano de fundo a história de Flick, uma formiguinha cheia de idéias e ideais, cujo campo de atuação é reduzido no início, pois o formigueiro é muito centralizado nas ordens da rainha. Os trabalhos são muito especializados, podemos notar essa característica nas cenas das colheitas em que todas as formigas andam em fila e sem interrupções, pois tudo é devidamente calculado pelo conselheiro da rainha. Existe uma padronização das tarefas, cada formiga tem seu papel específico dentro da organização; os símbolos de status são bem definidos também com a figura central da rainha e da princesa Atta, e os controles burocráticos aparecem com muita força e causam nos habitantes do formigueiro certa tensão e repressão. A partir daí, Flick que nunca soube ficar quieto, constrói uma geringonça para ajudar na colheita e num belo dia de colheita farta, que serviria para pagar o tributo aos gafanhotos, bota tudo a perder jogando fora toda a produção do dia.

Os gafanhotos liderados por Hopper e seu fiel escudeiro Molt, que todo ano exige uma parte da colheita das formigas para o sustento do bando, após o desastre da colheita ameaça todo o formigueiro caso eles não consigam reaver tudo o que perderam em um prazo recorde estabelecido. Começam a surgir as características de uma organização orgânica marcada pela chegada de outros insetos quando Flick vai para a cidade a procurar de ajuda para livrar o formigueiro dos seus algozes e encontra um bando de artistas circenses que chamam sua atenção pela força, desempenho e inteligência. Toda essa trupe não tem um poder centralizado já que desempenham ações multifuncionais, são autônomos quanto as suas criações e atitudes, trabalham em pares e não há um controle forte e presente.

Todos, levados pelo inteligente e determinado Flick vão para o formigueiro e chegando lá todas as formigas acham que Flick encontrou a salvação, é quando os artistas de circo percebendo que existem outras intenções quanto às suas verdadeiras utilidades resolvem abandonar a situação. Todos ficam desesperados e a princesa tem qeu deixar seu poder de lado e apoiar a idéia de Flick. No final tudo dá certo, quando uma idéia meio desastrosa afaste os gafanhotos e sua ameaça naquele momento.

Se compararmos as atitudes administrativas das formigas vamos achar vários ganchos de comparação com o nosso dia-a-dia. Quem trabalha numa organização muito mecanizada sente verdadeiramente os impactos de não poder criar, inovar, tentar, estar frente a frente com o novo e arriscar tentativas. Características essas que no cenário globalizado e em vigente mutação são necessárias algumas mudanças em modelos pré estabelecidos de organização. Símbolos da contingência estrutural.

6 comentários:

Héber Sales disse...

Quem fez a redação final? Está muito bem escrito. Parabéns!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BrayanHenrique disse...

Sensacional o paralelo feito entre o filme e as estruturas de organização.
Justamente por já ter assistido o filme isso atiçou minhas submodalidades visuais e facilitou o entendimento. Agora não confundo nunca mais. hahaha

Obrigado.

Danielle Marie disse...

Muito bom !! Ajudou-me bastante !!

Unknown disse...

Nossa! Muito bom o texto.
Muito obrigada pelo exemplo, trouxe uma facilitação para a compreensão.

Gostei muito. Ajudou-me bastante!

Ilnete disse...

Não vou mais fazer confusão, muito esclarecedor, muito obrigada!!