sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ídeias

As competências de empreendedores de sucesso
O que leva um empreendedor a alcançar o sucesso?
Por Renato Marques, de Salvador (BA)
Existe uma fórmula mágica para ter sucesso no mundo dos negócios? Naturalmente não. Ser um empreendedor de sucesso depende de uma série de fatores que, combinados, responderão às variáveis do empreendimento para dar sucesso ou não. Bons negócios já quebraram e empresas que nasceram por acaso hoje dominam mercados mundiais. No entanto, observando os empreendedores de sucesso, é possível algumas características que se repetem e fazem diferença nesse processo.
Partindo dessa premissa, um grupo de pesquisa da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) decidiu aplicar dois trabalhos internacionais que apontavam as características do empreendedor de sucesso na carreira de Miguel Abuhab. O trabalho foi apresentado na tarde desta quarta-feira, no XVI Seminário Nacional de Incubadoras e Parques Tecnológicos, promovido pela Anprotec (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).
"Este estudo visa elucidar quais competências dos dirigentes podem servir a esta nova concepção de empreender", afirmou Sérgio Benício de Mello, um dos participantes do estudo. No total, são sete as características aplicadas pelo estudo:
· Oportunidade
· Relacionamento
· Conceituais
· Gerenciais
· Visão de mercado
· Comprometimento
· Equilíbrio trabalho/vida pessoal.
O último item, no entanto, foi adicionado pelo grupo brasileiro, pois não existia na pesquisa original. "Nós perguntamos aos pesquisadores de Hong Kong por que eles não utilizavam o equilíbrio da vida pessoal com o trabalho e eles nos disseram que não achavam importante", contou o pesquisador Fernando Paiva Júnior, que participou do estudo. "Decidimos acrescentar porque para a cultura brasileira esse momento de descontração, de extravasar o estresse, é algo relevante."
Aplicadas à carreira de Abuhab, foi possível perceber que as competências conceituais e de visão de mercado são relevantes no modo de agir do empreendedor de sucesso. Da mesma forma, o dinamismo do ambiente fez com que ele aprendesse com seus erros, criando assim um "feeling" que lhe deu retorno positivo. "A experiência prévia adquirida o fez enxergar melhor a perspectiva de novas oportunidades que surgiam", acrescentou Paiva Júnior.
Assim, foi possível constatar que, combinados, praticamente todos estes fatores surgem e se repetem na vida do empreendedor. Vale ressaltar que o estudo constatou que, em épocas distintas, estas características se alternavam como a de maior destaque - mostrando que a flexibilidade também é um fator fundamental para que o empreendedor posa se reinventar. De constante, além do cuidado com o planejamento, é a capacidade criativa e sua aplicação. "Pensar de forma criativa, não pensar igual aos demais, foi algo essencial para que ele chegasse ao sucesso", finalizou Paiva Júnior.

Um comentário:

Héber Sales disse...

Pessoal, não consegui comentar a postagem das tabelas. Muito bom vocês terem conseguido incorporá-la à postagem. Parabéns! Por favor, imprimam-na para a nossa próxima aula, ok? Abraços!